quinta-feira, 28 de março de 2013

Dengue em Juazeiro





Com o início do período de chuvas o combate à dengue deve ser redobrado. Essa tem sido a orientação da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, alertando os moradores, já que esse período aumenta as chances de se criar um ambiente favorável à proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Segundo o Secretário de Saúde do município, Doutor Damásio Soares, as residências continuam sendo o principal foco do mosquito. O bairro João Cabral lidera a listagem de localidades no município onde se registram os índices de foco do mosquito:

“Eu tenho visto que o João Cabral nos foi apresentado como o bairro que está em primeiro lugar em manifestação do mosquito aedes aegypti. Depois vem a zona rural, com o sítio Chumbada em segundo lugar”, afirmou Damásio.

De acordo com o secretário, os sítios Gavião e Popôs completam a lista em terceiro e quatro lugares respectivamente, acompanhados pela Lagoa Seca na quinta posição e o Parque triângulo em sexto.

“Não resta dúvida que provavelmente este vírus que está aqui dentro do nosso município deve o Tipo-4, que temos notado que é um vírus que tem uma maior agressividade, que tem uma condição maior de adoecer a população”.

A Secretaria de Saúde desenvolve ações de combate ao mosquito com ações itinerantes no bairro, onde o próximo será o Novo Juazeiro. Para isso, o Departamento de Endemias conta com oito bombas costais e um carro-fumacê, com a participação de 120 agentes de saúde municipais.

“A população tem que ser parceira da Saúde. Para que nós tenhamos um bom resultado, ela tem que cuidar do seu lar, porque não adianta eu cuidar e o meu vizinho não”, alerta doutor Damásio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário