quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A dengue está se alastrando cada vez mais em nosso município, e com a chegada do quadro invernoso a preocupação aumenta, pois a proliferação do mosquito aedes aegypti aumenta gradativamente.


Muitas são as ações que estão sendo desenvolvidas para proteger a população dessa doença, aqui destacamos a visita domiciliar dos agente de combate às endemias, que fora intensificada, sendo realizada de segunda a sexta, e durante esse período crítico  também aos sábados; o uso de carros fumacê; campanhas e mobilizações educativas nos meios de comunicação; mas, nada disso será eficiente se a população não ajudar, por isso, adote atitudes simples de prevenção e não deixe esse mosquito nascer em sua casa.


Saiba que:


A dengue é uma virose, doença infecciosa, transmitida pelo mosquito aedes aegypti, porém não contagiosa.
É importante ressaltar que a fêmea do mosquito é que faz a transmissão, devido sua necessidade de se alimentar de sangue para amadurecer os ovos.


Esse mosquito se desenvolve no meio aquático, onde haja estagnação da água por períodos prolongados, independente do volume do líquido. Os depósitos preferenciais são caixas d'água, tanques, tambores, tinas, potes, lajes, calhas, entre outros.


A primeira manifestação da doença é a febre, normalmente alta, de início abrupto, cefaléia (dor de cabeça), dor retro orbitária (dor nos olhos), mialgia (dor nos músculos), artralgia (dor nas articulações), prostração, podendo ocorrer náuseas, vômitos ou diarréia.


No agravamento da doença ocorre sangramento, podendo levar ao óbito.


Confira algumas fotos de pessoas com dengue em diversos estágios:´

















Nenhum comentário:

Postar um comentário