sábado, 14 de janeiro de 2012

Juazeiro em estado de alerta contra a dengue


         A SESAU – Secretaria de Saúde – de Juazeiro está lançando nesta sexta-feira, para ser operacionalizado a partir de segunda-feira, 16, um Plano Emergencial de Combate a Dengue. O município está em estado de alerta máximo a partir dos dados coletados junto ao Departamento de Vigilância a Saúde com 92 notificações e 20 casos confirmados ate a tarde desta sexta-feira. A coordenadora da Vigilância a Saúde, enfermeira Janiele Matos confirma, infelizmente um óbito pela doença de uma paciente do Bairro Romeirão.

         Tendo a frente à Secretária Adjunta de Saúde, Dra. Luciana Matos, através da Mobilização Social, foi realizada uma ampla reunião para coleta de idéias e formatação de um plano emergencial para se conscientizar a população e combate a proliferação do mosquito aedes aegypti. Dra. Luciana adverte que de acordo com informações do setor de endemias a situação é mais preocupante nos bairros Romeirão e João Cabral, mas há casos confirmados nos bairros Salesianos, São Miguel, Triângulo, Limoeiro e São José.  

         O óbito pela dengue foi confirmado a partir da sorologia realizada através do LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará -. Janiele Matos informa que as pessoas com sintomas da dengue podem procurar o LACEN para fazer seus exames, inclusive o sumário completo de segunda a sexta-feira de 07h00 às 17h00.

         No encontro foram definidas 16 ações prioritárias que já estão sendo providenciadas como caminhadas e mutirões no bairro Romeirão dias 18, 19 e 20 e João Cabral dias 23, 24 e 25. A SEINE – Secretaria de Infraestrutura – e a SEMASP – Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos – reforçam atividades de desobstrução de bueiros, fiscalização de obras, capinação e limpeza de terrenos baldios.

         Está acertada ainda a realização de exposições na Praça da Bíblia (Romeirão) e do “CC” (João Cabral), divulgação na mídia e redes sociais, ações educativas nos ônibus que transportam moradores e nos centros de saúde, divulgação semanal de boletins entomoepidemiológicos (números dos focos da doença e dos casos por bairros) e divulgação do calendário da coleta de lixo em carros de som e programas jornalísticos.


         Os agentes comunitários de saúde e 162 agentes de endemias estão trabalhando no fortalecimento da sensibilização da população em todos os bairros. Francisco José de Sá Macedo, coordenador de endemias informa que o trabalho consiste no combate ao mosquito na fase aquática. O combate ao aedes na fase alada deve ser fortalecido a partir de segunda-feira. Atualmente um carro do tipo UBV – Ultra Baixo Volume – (Carro Fumacê) está fazendo o trabalho de combate a fase alada do aedes já tendo ocorrido dois ciclos nos Salesianos, um no Romeirão e um no João Cabral.

         Macedo explica que cada bairro deve ter três ciclos com intervalos de quatro dias quando é utilizado nos carros UBV a mistura de óleo de soja com malathion. Cinco carros deverão chegar a Juazeiro para ampliar esse trabalho.

         Outra constatação preocupante do setor de endemias juazeirense é de que 90% dos focos do aedes aegypti estão dentro das residências em tambores e potes. Por esta razão a Mobilização Social da SESAU conclama a população a tomar todo cuidado limpando e vedando bem os tambores, caixas de água e vasos de plantas.

         A coordenadora da Mobilização, Iracema Mariano, reforça o apelo para que a população seja parceira no combate a infestação do mosquito da dengue. Ela também pede o fundamental apoio da imprensa ampliando a divulgação para a população. Ela confirma que a mobilização acontece de forma intersetorializada envolvendo as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura, Cultura, Educação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Gabinete e subprefeituras e seguimentos organizados como Sindicato dos Comerciários, SINDINDÚSTRIA, SINDILOJAS, CDL e Associação Comercial, dentre outros.

         Informações sobre problemas com focos do mosquito da dengue e até para informar casos suspeitos da doença podem ser efetuadas pelos relefones: 3512-2754 e 3511-4730.


 veja mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário