quinta-feira, 21 de março de 2013

Começa em Juazeiro campanha para prevenir a Hanseníase


19/03/2013 - 10:12:00
O Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria da Saúde do município de Juazeiro do Norte, lançou ontem, no auditório do Centro de Referência do Trabalhador (CEREST), a campanha nacional para prevenir e tratar da hanseníase nas escolas públicas. A doença atinge milhares de pessoas no Brasil todo ano e tem cura. A campanha possui como foco principal o diagnóstico precoce da doença, que é causada pelo bacilo de Hansen, e possui um tempo demorado de incubação no organismo humano. A Coordenadora Adjunta de Hanseníase e Doenças em Eliminação, Magda Levantezi, esteve em Juazeiro representando o Ministério da Saúde no lançamento da campanha. Ela se reuniu com estudantes, profissionais de saúde especialmente do programa de saúde da Família.
O bacilo de Hansen (mycobacterium leprae) causa infecção nos nervos, na pele e nos olhos. Os nervos atacados costumam ser os dos braços e pernas, podendo o paciente sofrer deformidades nas mãos e pés. Na pele a infecção pode causar manchas brancas, dormência ou falta de sensibilidade.
Além das manchas esbranquiçadas a hanseníase pode se manifestar com caroços, manchas avermelhadas ou perda de pêlos. Quando os olhos são atacados existe uma sensação constante de areia na vista. A Dra. Magda falou para os estudantes sobre as etapas da Hanseníase
A transmissão do bacilo de Hansen é feita pelo ar ou pelo contato com pessoas infectadas, que não estejam em tratamento. A hanseníase atinge geralmente pessoas entre 20 e 40 anos, sendo igualmente distribuída em homens e mulheres. A hanseníase pode ser curada em qualquer estágio. Quanto mais avançada for à infecção, maior é o risco de deixar sequelas nos pacientes. O tempo de incubação pode chegar até cinco anos. O tratamento varia de seis a doze meses, feito com o uso de medicação ministrada em doses mensais.
O diagnóstico da hanseníase pode ser feito em 15 mil postos de saúde espalhados pelo Brasil. Os remédios para o tratamento são fornecidos gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS).
O Ministério da Saúde elaborou uma cartilha e um DVD sobre a hanseníase da qual serão distribuídas com detalhes sobre a doença, explicados em uma linguagem simples, tratando sobre o seu diagnóstico, sintomas, transmissão e tratamento.
Longe dos estigmas que sofreu no passado, a hanseníase hoje é uma doença perfeitamente curável, com diagnóstico preciso e tratamento gratuito, sem ostracismo para os doentes. O secretário de Saúde Damásio Soares afirma que a campanha está correta, quando procura diagnosticar a doença de maneira precoce para evitar futuras sequelas nos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário